sábado, 24 de abril de 2010

O Banco de Leite Humano de Santos é o centro responsável pelo apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, além de desenvolver um forte trabalho de incentivo ao prolongamento da amamentação.

O ideal é a mãe amamentar seu próprio bebê, porém alguns fatores podem tornar essa prática impossível e é nesse momento que o Banco de Leite atua, sendo o responsável pela captação externa de doadoras, coleta do leite no domicílio das mesmas, processamento e controle de qualidade desse leite.

O que acontece com o leite doado?

  • O leite coletado no Banco de Leite é utilizado para o bebê internado no hospital e que por algum motivo sua mãe esteja impossibilitada de amamentá-lo.
  • O leite passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade, onde após aprovado será estocado em freezer (congelado) por até seis meses.
  • Sua distribuição somente será feita após análises criteriosas e avaliação da necessidade de cada bebê.

Quem pode ser doadora de leite humano?

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Huamano.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o leite excedente.

Se você quer doar seu leite, entre em contato com o Banco de Leite do Hospital Guilherme Álvaro na Rua Oswaldo Cruz, 197 Boqueirão - Santos - SP. Fone: 32021323.

O primeiro contato depois do telefone deverá ser feito pessoalmente no Banco de Leite, pois lá uma equipe de profissionais capacitados irão preencher a "ficha do cadastro de doadora" e orientá-la como fazer para retirar e armazenar o leite para doação.

É importante ressaltar que a doadora só precisará ir ao Banco de Leite para fazer o cadastro, ser orientada e já levar o kit de doadora que é composto de: vidros estéril, gaze estéril, agua destilada, touca e máscara. Após essa primeira ida ao Banco o seu leite será retirado em sua casa pelo motorista (voluntário) do Banco de Leite, isso quando a doadora ligar no Banco e avisar que seu leite já poderá ser retirado.


Qual horário de funcionamento do Banco de Leite?

O Banco de Leite de Santos do Hospital Guilherme Álvareo funciona de segunda a sexta-feira das 08 as 17horas.

O telefone para contato é 3202-1323.


Aguardamos sua visita.





4 comentários:

  1. Adorei, não jogarei mais o excesso fora, estou entrando em contato, muito útil a informação. :)

    ResponderExcluir
  2. podemos ir direto? ou precisa agendar ou ligar antes?

    ResponderExcluir
  3. Que pena! Tenho leite sobrando pra doar mas pra ir com meu recém nascido até Santos fica impossível pra mim, vcs precisam fazer esse cadastro em casa conseguiriam muitos mais doações das pessoas q moram longe.. Obrigada :(
    zerotrezeimports@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Minha filha sente muita dor ao amamentar e não e no bico..será que poderíamos ir no banco de leite e vcs fariam uma ajuda?

    ResponderExcluir